FAVELA Ô

Andando pela comunidade de Heliópolis, onde meu objetivo era captar as fragmentações socioculturais. Observava cada esquina,cada cachorro atravessanda a rua tocendo para não ser atropelado.A menininha andando de calcinha dentre os becos como se fosse a primeira dama, dona do latão, senhor que falavameio arrastado,com chapeu de palha,terno e sandália de couro.
O rapaz se achando o zica das galáxias, com seu nike comprado no centro da cidade,e aquelas roupas cheias de marca.
Me sinto meio perdida nesses grupos.
Mas eis que vem de longe, o Senhor da roupa contraditória, a Primeira dama do Latão, e o Zica das Galáxias, soltam em uma só voz:
-Fica ai.....Chega mais.
Heliópolis não tem com o que se preocupar não, eles, nós, temos uns aos outros.Heliópolis não é favela! Heliópolis  é cidade, e é a cidade mais unida que conheço.
EU GOSTO DE MORAR AQUI. EU GOSTO DAQUI. EU SOU DAQUI.
                                                                                                                  
                                                                                                                             Indira G.Ribeiro
                                                                                            Jovem do Programa Jovens Urbanos
                                          Texto referente a cartografia do distrito.


Comentários